As vezes simples detalhes podem passar por despercebidos e então podendo até levar a morte de seu bichinho.
Existe alguma doenças que podem ser passadas para o ser humanos, porém são casos raros onde os animais tem contato com o agente causador.
Geralmente estas doenças que podem ser contraída pelos humanos são passadas pelos animais de rua como os ratos de esgoto.
São estas a Leptospirose, raiva, hantavirose e a salmonela. Todas estas doenças são consideradas graves, por isso só adquira um animal de boa procedência de uma loja especializada nisso como pet shops.

HAMSTERS, Rato twister, TOPOLINO.
Sintomas e possíveis causas
Wet-tail (Rabo molhado):
Pode ser causado por um fungo chamado aspergilis, outros fatores são Wet-tail (Rabo molhado), Pode ser confundido com a diarreia porém o tratamento é diferente.
Diarreia (Fezes moles)
Pode ocorrer por conta de algum alimento ingerido, geralmente causado por ingestão de alface. neste período suspenda as verduras e legumes e ofereça somente ração seca, se não parar em 2 dias procure um veterinário pois a desidratação causada pela diarreia pode ser fatal
Sangue na urina:
Causado pelo mesmo fungo aspergilis, outros fatores são, infecção na bexiga ou nos rins.
Micção excessiva:
Fungo aspergilis, fatores decorrentes seriam diabetes ou infecções na bexiga ou rins.
Sede excessiva:
Principal causa, diabetes ou infecções nos rins e bexiga.
Coçar-se excessivamente:
Alergias, parasitas ou dermatoses.
Infecção cutânea:
Apresenta perda de pelo em regiões circulares e uma crosta que o hamster costuma coçar, é causado por fungos e o animal deve ser isolados dos outros pois é contagioso e deve haver tratamento médico.
Queda de pelo:
Alergia, deficiência alimentar, parasitas ou dermatoses.
Alergia:
Deficiência alimentar, parasitas ou dermatoses.
Falta de coordenação motora:
Infecção no ouvido ou hemorroida cerebral.
Falta de evacuação:
Constipação, ocorre por falta de água ou por algum bloqueio estomacal ou intestinal, ou consumo excessivo de comida seca.
Caroço
Abcesso ou tumor, geralmente ocorre em animais idosos, sendo mais comum em fêmeas do que em machos. Os tumores internos são mais difíceis de tratar porém os externos podem ser resolvidos com cirurgia.
Secreção nasal:
Alergia ou resfriado
Inchaço ou vermelhidão nos olhos:
Alergia, resfriado, ou conjuntivite
Lesões na pele:
Sarna
Letargia profunda:
Fungo aspergilis, desidratação, hibernação, infecção dos pulmões, choque ou prostração pelo calor
Paralisia:
Geralmente a causa é a falta de exercícios por isso a rodinha do hamster é um acessório essencial para eles, por eles precisam muito se exercitar.
Tremores:
Resfriado, choque, ou prostração pelo calor.
Espirros:
Alergia ou resfriado
Resfriados:
O hamster se apresenta espirrando e com os olhos lacrimejantes, pode haver escorrimento nasal. Geralmente é causado pela mudança brusca de clima. procure colocar em um lugar mais aquecido, porém não muito quente.
Perda de peso:
Diabetes ou problemas dentários
Dificuldade na respiração:
Alergia, Fungo aspergilis, resfriado ou infecção dos pulmões
Conjuntivite:
Geralmente se apresenta um ou os dois olhos fechado e lacrimejando, pode ser causado por algum material presente na gaiola (Pó, sujeira, fumaça, materiais químicos)
Falsas doenças:
Hibernação ou hipotermia:
Hamsters Sírios costumam hibernar quando há uma mudança brusca de temperatura, o que muitas vezes pode ser confundido com uma doença ou até mesmo a morte dele. Assista o vídeo abaixo para poder identificar isso
Mancha no quadril:
Também não é uma doença, mais pode causar algum susto em seu dono. Esta mancha é causada por conta de uma glândula de odor que pode parecer até pegajosa, mais é perfeitamente normal.

CHINCHILAS, Porquinhos da índia, DEGUS.
Sintomas e possíveis causas:
Prisão de ventre:
Oclusão intestinal
Diarreia e gastroenterite:
Alimentação defeituosa
Convulsões:
Carência de vitaminas, lesões nervosas, transtornos cardíacos
Perda de pelo:
Deficiência de vitaminas
Otite:
Causado por germes, que aparecem por falta de higienização das gaiolas

GERBIL, Cão da Pradaria, DUPRASI
Sintomas e possíveis causas:
Problemas respiratórios:
Geralmente causado por forração inadequada como as de pinho ou cedro, forração molhada, ou por falta de higiene, acontece normalmente com os animais mais jovens ou os mais velhos. O tratamento deve ser feito com medicação específica.
Convulsões e desmaios:
Geralmente duram questão de segundo e pode ser causado por predisposição genética, excesso de manuseio ou por ambientes novos. Costumam se recuperar rapidamente basta deixar-los na gaiola e um lugar aquecido e com baixa iluminação.
AVC (Acidente vascular cerebral):
O sintoma costuma ser paralisia em um lado do corpo e uma fraqueza. O que podemos fazer é manter-los aquecidos e alimentar-los com uma siringa dando uma papinha para bebes ou alimento para filhotes de gato.
Dores de ouvido e cabeça inclinada: (Colestetoma Aural)
Costuma apresentar falta de equilíbrio mantendo a cabeça em um angulo anormal, esta doença é um cisto no sistema auditivo médio podendo levar a infecções cronicas. Procure um veterinário para ter tratamento.
Dermatite nasal:
Ficando com o nariz vermelho e irritado causando perda de pelo na região, podendo aparentar sangue. Geralmente é causado por alergia ao substrato, tente mudar para papel higiênico picado ou outra forração, caso não desapareça procure um veterinário.
Dentes muito compridos:
Como os dentes dos roedores costumam crescer sem para eles precisam estar desgastando eles sempre, por isso devemos oferecer blocos de cálcio ou madeira para que possam roer, porém se o caso estiver avançado devemos procurar um veterinário para aparar os dentes.
Doença de Tyzzer:
Os sintomas incluem fraqueza, letargia, pelagem áspera, recusa de se alimentar e diarreia. É causado pela bactéria Clostridium piliforme que é contagiosa através da fezes. O tratamento se dá por um antibiótico receitado por veterinários.
Diarreia:
Geralmente causado por alimentos muito úmidos porém devemos ver a diarreia como um sintoma de outras doenças para então poder chegar a um tratamento
Hipotermia:
Geralmente eles ficam frios, e costumam não responder ao toque, parecendo até estar mortos, isso acontece por serem deixados em locais frios e úmidos, costumam-se amontoar uns em cima dos outros ou se fecharem em seu ninho como uma bola. Devemos aquecer-los gradativamente, com um aquecedor uma manta aquecida, calor corporal ou até uma garrafa com água quente. Levam cerca de uma hora para ficarem ativos de novo.