30 de jul. de 2015



   Hamster são roedores de hábitos crepusculares ou seja são mais ativos durante a tarde e o início da manhã na natureza eles desenvolveram este comportamento por conta dos predadores que são mais ativos durante o dia. 

   Sua domesticação ocorreu em 1939 entrando assim na lista de animais exóticos de estimação, hoje pela demanda ser muito maior já não consideramos mais assim tão exóticos.

   Como na natureza a comida nem sempre é abundante eles desenvolveram bolsas nas bochechas, por isso é muito comum ver eles com as bochechas cheias e sempre empurrando a comida para poder levar para seu ninho e guardar para caso não encontrar comida do dia seguinte, sendo este um comportamento normal e característicos nos hamster e em algumas espécies de roedores.
Hamster sírio (Mesocricetus auratus)

  O hamster sírio é o mais conhecido aqui no Brasil ele também é chamado de hamster panda pela sua coloração.
   Pelo seu temperamento dócil e tolerância ao manejo é o mais indicado para crianças podendo manuseá-lo sem medo mais sempre com a supervisão de um adulto.
   Jamais deve ser mantido com outros em sua gaiola pois pode haver sérias brigas podendo levar a eventual morte de um dos animais.

Origem: Síria
Alimentação: Herbívoro
Comportamento: pacífico
Comprimento máximo: 10 a 15 cm
Sociabilidade: sozinho
Preferencias: Manter sozinho
Tempo de vida: 3 a 4 anos
Sexagem: dimorfismo sexual visível
Período de gestação: 16 a 20 dias

Hamster Roborovski (Phodopus roborovskii)

  O oboroski é o mais ativo dos hamister e também o mais rápido sedo assim não é indicado para crianças pois se fugir pode ser difícil de pegá-lo até mesmo pelo seu pequeno porte, sendo assim ele é considerado o menor hamster de todos os domesticados, esta espécie raramente é encontrada em Pet shops.
este hamster consegue facilmente passar pelas grades de gaiolas convencionais por isso é mais indicado criá-los em aquários bem espaçosos.



Origem: Mongólia e norte da china
Alimentação: herbívoro
Comportamento: ativo e rápido
Comprimento máximo: 5 cm
Sociabilidade: sozinho ou casal
Preferencia: manter em aquários para evitar fugas
Tempo de vida: 3 a 3,5 anos
Sexagem: dimorfismo sexual visível
Período de gestação: 20 a 30 dias


Anão russo: (Siberiano, Campbells)



Os hamsters anão russo possuem pelos nos pés e a fêmea é menor que o macho, ambos possuem uma bolsa nas bochechas que serve para levar alimentos ou materiais para fazer o ninho é sociável podendo viver com outros de sua espécie, do mesmo sexo ou não desde que os animais se conheçam com menos de 3 meses, embora seja noturno pode se tornar ativo durante o dia, vivem em média 1 ano e meio a 2, embora possam viver até 4 anos se bem tratados, em geral o hamsters anão russo são menos tolerantes podendo morder com mais frequência.
Existem duas espécies de hamster anão russo, o campbells também chamado de djungariam, e o hamster siberiano ou chamado de winter-white


Hamster anão Siberiano (Phodopus sungorus)
Origem: Sibéria
Alimentação: herbivoro
Comportamento: pacífico e ativo
Comprimento maximo: 8 a 10cm
Sociabilidade: sozinho ou dupla
Preferências: não tolera ser
pego com frequência na mão
Tempo de vida: 1,5 a 2 anos
Sexagem: dimorfismo sexual visível
Período de gestação: 15 a 21 dias

Hamster anão campbells (Phodopus campbell)
Origem: Asia e China
Alimentação: herbivoro
Comportamento: pacífico e ativo
Comprimento máximo: 10 a 12 cm
Sociabilidade: sozinho ou grupo
Preferências: evitar pegar na mão
Tempo de vida: 1,5 a 2 anos
Sexagem: dimorfismo sexual visível
Período de gestação: 18 a 21 dias


Gestação: 

   Todas as raças tem sua prenhes muito parecida então a primeira questão para se iniciar a reprodução é a idade certa, as hamsters já estão biologicamente aptas a reproduzir entre a 3° a 6° semana de vida, mais mesmo assim não deve ficar prenha por que seu organismo é jovem e pode não fornecer os nutrientes necessários ou seja por mais que produza óvulos não tem energia suficiente o melhor é esperar.

(Dimorfismo sexual)

Então para preservar a saúde do animal o melhor é reproduzir a partir do 7°mês de vida e para a segunda e a terceira gravidez deve haver um intervalo de 6 a 14 meses, mas nunca tente fazer a sua fêmea ficar gravida pela 4° vez pois além de estar muito suscetível ela pode ter complicações perder os filhotes e morrer.





visitantes


.

.