2 de nov. de 2016

   Hoje no mercado existem diversos tipos de vitaminas para roedores, Você o as vezes o alimento que fornecemos não é o suficiente para nossos bichinhos.

   Mas claro também não devemos exagerar na dose de comida diária pois um animal obeso pode sofrer muito mais.

  Existem hoje vitaminas que podem ser colocadas na água ou até mesmo em blocos que no momento em que eles roem o bloco isso faz com que desgaste seus dentes, que como a maioria sabe os dentes dos roedores nunca param de crescer.

  Por outro lado porquinhos da índia necessitam mais de vitamina C por que eles não fabricam esta vitamina no corpo, e sua falta pode acarretar em diversos problemas.

Mas tudo tem um momento certo, pois o excesso também pode ser prejudicial.


Momento certo para oferecer vitaminas para seu bichinho:

- Quando estiverem se reabilitando de uma cirurgia ou doença.

- Quando estiver com falta de pelos ou dentes

- Quando for alimentado somente com um tipo de semente, ou com uma ração pobre em diversidade de vitaminas e sais minerais.

- Quando os filhotes não estiverem crescendo o suficiente e talvez estiverem magros por não conseguirem o leite da mãe.

- Quando a fêmea estiver com mais de 5 filhotes, devemos oferecer doses pequenas.

- Quando estiver emagrecendo e comendo pouco.

- Na maioria destes casos devemos procurar um veterinário, pois a negligencia pode levar-lo a morte, são animais frágeis e dependem somente de nós.

Quais são os tipos de vitaminas

Vitaminas em bloco:


Indicado principalmente para animais que precisam desgastar seus dentes, porem não podemos deixar direto dentro da gaiola, devemos retirar após 4 ou 5 dias e voltar a fornecer no próximo mês. Geralmente este tipo contém cálcio.

Polivitamínico em gotas:


Deve-se colocar 2 gotas na água, no dia que for necessário. O polivitamínico não substitui a vitamina C concentrada.


Vitamina C em gotas

Não se deve colocar diretamente na água por que eles não beberão a água imediatamente e a vitamina C oxida muito rápido em ambiente com luz e ar, devemos pingar em torno de 1 a 2 gotas em uma colher e oferecer a eles, em especial os porquinhos da índia.

Barras de cereais

Sim essa é a mesma que nós humanos comemos porém devemos oferecer 1/3 da barra a cada 2 semanas, e ela deve ser aquela sem açúcar, chocolate ou qualquer substancia que não sejam os próprios grãos de cereais. Geralmente as chinchilas adoram.

Alfafa extrusada

Como a maioria dos roedores são herbívoros eles necessitam das vitaminas presentes nas plantas, e a alfafa é a mais consumida por eles na natureza. Devemos misturar aos poucos na ração diária.






visitantes


.

.