16 de out. de 2010


   Ainda não sabemos como os porquinhos da índia foram domesticados, também chamados de Preá acredita-se que já eram domesticados pelos povos incas que também serviam como fonte de alimento.

   Além de serem animais rústicos são muito resistentes se adaptando facilmente a vários climas, são facilmente encontrados na natureza selvagem como na Colômbia, Argentina,Venezuela e Brasil.








Porquinho da índia ou preá (Cavia aperea)

Origem: Brasil, Argentina, e Paraguai
Alimentação: feno e ração própria
Comportamento: pacífico
Comprimento Maximo: 25 a 30 cm
Sociabilidade:  Sozinho ou grupo
Preferências: bitos noturno
Tempo de vida: 4 a 7 anos
Sexagem: dimorfismo sexual visível
Período de gestação: 65 a 70 dias


(Dimorfismo sexual)




Gestação:


    Já estão aptos a se reproduzir a partir dos 3 meses de idade, o cio se apresenta a cada 12 ou 18 dias com duração de 6 a 8 dias, após a fêmea ficar prenha ela deve ficar isolada dos machos. 

   Com um período de gestação de 65 a 70 dias, cada ninhada contém em média de 2 a 4 filhotes, a fêmea pode entrar no cio após 5 dias depois do nascimento.

    Porém não se recomenda uma nova gestação o ideal é esperar 3 meses após o período de desmame para que elas possam se recuperar, o período de desmame se da em média depois de 15 a 25 dias.

   Os filhotes são amamentados pela mãe e não há a necessidade do pai ficar junto, pois eles acabam por estressar as fêmeas com filhotes.








visitantes


.

.