Por serem muito ativas as chinchilas precisam fazer exercícios regularmente, as chinchilas foram descobertas por volta do século XVI e começaram a ser caçadas pela sua pelagem que é 30 vezes mais suave e macia que o cabelo humano, sua pelagem também e muito mais densa e pode conter uma média de 20,000 pelos por centímetros quadrado.
Justamente por ter uma pelagem densa as chinchilas nunca teriam pulgas pois as pulgas não sobreviveriam, as chinchilas são muito sociáveis e para se sentirem felizes precisam pelo menos de um parceiro para não se sentirem solitárias.
Chinchila (Chinchilla lanigera)
Origem: Cordilheira dos Andes

Comportamento: pacífico
Comprimento Maximo: 25 a 30 cm
Sociabilidade: dupla ou grupo
Preferencias: manter mais de um exemplar
Tempo de vida: 10 a 20 anos
Sexagem: dimorfismo sexual visível
Período de gestação: 3 a 4 meses
Gestação:
A fêmea já esta apta a se reproduzir a partir dos 8 meses de idade, por tanto não se recomenda juntar o macho com a fêmea antes desse período, o cio apresenta a cada 28 dias com duração de 5 dias.
Durante a gestação recomenda-se aumentar o consumo de alfafa pois esta planta aumenta a lactação, e após o parto adicione aveia pelos próximos dez dias, isso ajuda a repor as energias.
Alguns dias após copular a fêmea começa a perder em média 30 gr de sua massa corporal voltando engordar logo depois, os filhotes nascem quando a mãe atinge de 130 a 180 gramas, nascem em média de 1 a 6 filhotes todos coberto por pelos e de olhos abertos.
O desmame ocorre por volta de 45 dias, onde os filhotes já conseguem se alimentar sozinhos.
(Dimorfismo sexual)